Alepa Itinerante reúne deputados e população em Marabá para debate sobre demandas regionais

O encontro foi conduzido pelo presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), e contou com a presença de deputados estaduais, prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil organizada

A 3ª edição da Alepa Itinerante foi realizada nesta terça-feira (7) em Marabá, com o plenário da Câmara Municipal recebendo sessões do Legislativo estadual. O projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) leva as atividades parlamentares para cidades-polo com o objetivo de aproximar o Parlamento da população e descentralizar as decisões políticas.

O encontro foi conduzido pelo presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), e contou com a presença de deputados estaduais, prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil organizada. Entre os deputados presentes, estiveram Wenderson Chamon (Chamonzinho), Aveilton e Dirceu ten Caten, que destacaram a importância de ouvir a população para orientar a atuação parlamentar.

Pelo Legislativo marabaense, participaram os vereadores Ilker Moraes (MDB), Jocenilson Silva (PRD), Vanda Américo (União), Maiana Stringari (PDT), Jhymmison Pacheco (PL), Cabo Rodrigo (PL), Cristina Mutran (MDB), Márcio do São Félix (PSDB), Ubirajara Sompré (MDB), Fernando Henrique (PL), Ronisteu Araújo (PL) e Miterran Feitosa (PRD). Os parlamentares acompanharam as discussões e participaram das deliberações sobre demandas sociais e regionais.

Chicão destacou a importância de aproximar o Legislativo da população. “Levar o Parlamento para junto das pessoas é democratizar o poder. Estamos aqui para ouvir as demandas e transformar escuta em ação”, afirmou. Ele ressaltou ainda que audiências públicas são instrumentos fundamentais de participação social e de construção de políticas públicas efetivas.

O presidente da Câmara de Marabá, Ilker Moraes, agradeceu a presença dos deputados e reforçou a relevância do diálogo direto com a população. Durante a audiência, 61 moradores, lideranças e representantes de entidades civis se inscreveram para falar, e 46 apresentaram demandas que incluíram infraestrutura, educação e saúde. A Alepa Itinerante transformou o plenário em espaço de participação cidadã, fortalecendo o vínculo entre sociedade e poderes públicos. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!