Marabá
33°C
Overcast clouds

DMTU apela ao bom humor para educar pedestres sobre uso da faixa

Eles simularam algumas atitudes errôneas na hora de atravessar a faixa de pedestres, como andar olhando para o celular ou com fone de ouvido, atravessar correndo e de bicicleta
Foto: Divulgação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Na manhã desta segunda-feira (20), a equipe de Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Marabá (DMTU) realizou uma ação educativa para conscientização sobre o uso da faixa de pedestres em semáforos na Avenida Antônio Maia, no núcleo Marabá Pioneira e na Folha 27, núcleo Nova Marabá.

A ação contou com agentes educativos do departamento vestidos como palhaços. Eles simularam algumas atitudes errôneas na hora de atravessar a faixa de pedestres, como andar olhando para o celular ou com fone de ouvido, atravessar correndo e de bicicleta.

“O objetivo é chamar atenção para situações que parecem simples, mas não são, como as distrações e a forma errada de se conduzir em uma faixa de pedestre na travessia de uma via. Nós estamos chamando atenção para esses aspectos de forma lúdica”, pontua o diretor de Educação para o Trânsito do DMTU, Rogério Mathias da Silva.

Na ação, foram entregues panfletos com algumas orientações para quem for utilizar a faixa de pedestre, como estender o braço solicitando prioridade, estabelecer contato visual com os motoristas assegurando que eles visualizaram o pedestre e iniciar a travessia somente quando os primeiros veículos estiverem parados.

A dona de casa Karleane de Sousa estava atenta a apresentação na avenida Antonio Maia. “Eu achei muito boa a apresentação. É um alerta para as pessoas prestarem atenção. Porque nós não vamos atravessar a rua de qualquer jeito porque pode acontecer um acidente. Achei muito bom e parabenizo o trabalho do DMTU”, declarou.

A iniciativa faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, que iniciou no último dia 17 e segue até dia 25 com ações em diversos pontos da cidade e campanhas de conscientização para os diversos atores do trânsito.

“Devido nós estarmos na Semana Nacional de Trânsito, escolhemos esses pontos para ilustrar um cenário de pedestres e ciclistas atravessando a faixa de forma correta, de modo que eles atravessem com segurança. Devemos ter muita cautela e atenção na hora de atravessar. Todos os dias, durante essa semana, teremos eventos voltados para a educação de trânsito”, ressalta o diretor do DMTU, Jocenilson Souza.

Para o agente Antônio Lacerda, que atua há 14 anos no DMTU, e entrou no espírito da ação fantasiado, a sensação é de dever cumprido em contribuir com a conscientização de outras pessoas no trânsito. “É prazeroso porque cada gesto aqui tem o objetivo de educar e ajudar a evitar acidentes”. pontua.

Antônio Lacerda, agente do DMTU

A trabalhadora autônoma Vitória Lira acompanhou de perto a movimentação em torno do semáforo da Folha 27 e aprovou o trabalho realizado pelo DMTU. “Esse ponto estava precisando dessa ação porque o fluxo aqui é muito grande. Então, acho que essa ação é muito boa para a conscientização das pessoas, para terem respeito quando alguém a pé ou com bicicleta estiver passando pela faixa de pedestre e pararem”, destacou. (Portal Debate Carajás, com Secom PMM)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!