Marabá
24°C
Few clouds

Adolescente diz à polícia que ‘dopou’ os pais para ir a uma festa no Pará

Família foi resgatada por equipes do Samu e levada ao hospital — Foto: Jaderson Moreira/TV Tapajós
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Em depoimento à polícia, a adolescente, de 16 anos, suspeita de envenenar a própria família, em Santarém, no oeste do Pará, contou que diluiu remédios de uso controlado da mãe para “dopar” os familiares e depois ir para uma festa na comunidade onde ela mora. O caso aconteceu no fim de semana no Distrito de Curuai, na região do Lago Grande.

O envenenamento ocorreu após quatro crianças de 2, 7, 10 e 12 anos e a mãe da adolescente tomarem um suco feito pela adolescente. Ela também teria colocado as substâncias em um bolo para comemoração do “Dia das Mães”.

Conforme o delegado responsável pelas investigações, Jair Castro, além da adolescente, também foram ouvidos os pais dela na 16ª Seccional de Polícia Civil. Os depoimentos revelaram que os remédios de uso controlado da mãe foram colocados nas refeições servidas à família, e não “chumbinho” como havia sido informado inicialmente.
Vítimas ficaram desidratadas e foram socorridas pelo Samu neste domingo  — Foto: Jaderson Moreira/TV Tapajós
Vítimas ficaram desidratadas e foram socorridas pelo Samu neste domingo — Foto: Jaderson Moreira/TV Tapajós
“A finalidade ali empreendida no delito era que a menor queria sair com o namorado para a festa. Ela acabou ministrando, segundo esse relato inicial, o medicamento”, informou o delegado.

Depois de fazer o socorro aos filhos, sobrinho e a esposa, o pai da adolescente José Olindo percebeu que em frente a sua casa havia dois homens em motocicletas. A dupla estava esperando a menor para irem à festa. No município, o decreto para evitar a propagação da Covid-19 que proíbe aglomerações está em vigor.

A polícia continua com as investigações e vai ouvir outras testemunhas, além da adolescente e os pais, cujos depoimentos estão novamente marcados para quinta-feira (14).

Apesar dos depoimentos, a polícia ainda não chegou a real motivação do envenenamento, se era com intuito de matar a família ou apenas dopar. Também são esperados resultados de perícias.

Vítimas de envenenamento por chumbinho tinham 2, 7, 10, 12 e 43 anos — Foto: Jaderson Moreira/TVTapajós
Vítimas de envenenamento por chumbinho tinham 2, 7, 10, 12 e 43 anos — Foto: Jaderson Moreira/TVTapajós

Possíveis crimes sofridos pela adolescente

Na segunda-feira (11), quando se entregou à polícia, a adolescente também foi levada à Delegacia Especializada da Criança e Adolescente (Deaca) para saber se ela foi vítima de crimes sexuais.

“Tomamos conhecimento e alguns indícios da prática de outros crimes, e em face disso encaminhamos a menor infratora à escuta especializada. Caso encontrem indícios ou elementos de informação referentes a crimes relacionados a abusos, os delegados irão instaurar procedimentos específicos tendo a adolescente como vítima”, disse o Jair Castro.

Entenda o caso

Conforme a mãe da adolescente, Simone Leal Galúcio, no fim da tarde de sábado (9) a filha preparou dois bolos e suco para a família comemorar o Dia das Mães e os serviu antes do jantar. Apesar de não estar com fome, a adolescente insistiu que a mãe tomasse o suco.

“Ela me chamou e disse para tomar o suco. Nisso, eu abri a geladeira, peguei a jarra, coloquei no copo e tomei. Também dei aos outros meus filhos, e eles entraram para assistir televisão”, contou.

Passados alguns minutos, o marido de Simone foi para dentro da casa e percebeu que uma das filhas estava desmaiada. Ele saiu e chamou a mãe das crianças e pediu para que ela pegasse uma bermuda para ele trocar de roupa e levar a criança para o posto médico.

Tanto a mãe quanto as crianças foram levadas para o posto médico. Eles apresentaram vômito e náuseas, e chegaram a ser hidratados com soro antes da transferência para o Hospital Municipal Alberto Tolentino Sotelo, no domingo.

G1/Santarém

 

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!