Abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí inicia nesta segunda

A medida é necessária para manter o reservatório com faixa operacional segura, sobretudo para não prejudicar os ribeirinhos.

Por meio de comunicado, a Eletronorte informou que a partir desta segunda-feira (3), começará a abertura das 23 comportas da Hidrelétrica de Tucuruí. A medida faz parte das ações preventivas para evitar danos à população ribeirinha. Sobretudo, no atual momento de frequentes chuvas, consideradas atípicas.

Conforme o órgão, a abertura das comportas para vazão da água é realizada todos os anos. Ela é necessária para manter o reservatório com faixa operacional segura para não prejudicar os ribeirinhos. Devido ao período de chuvas atípicas, a medida será antecipada.

De acordo com o superintendente de Produção da Geração Hidráulica da Eletronorte, Carlos Roberto Boscaini Júnior, a abertura das comportas visa evitar que o nível do lago ultrapasse os 74 metros. Além disso, é fundamental para dar vazão à agua do Rio Tocantins.

A Eletronorte divulga as informações por meio do Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, que é emitido em dias úteis e está disponível na web site da Eletronorte3 até às 11:00hs. http://agencia.eletronorte.gov.br/site/vazaotucurui/. O objetivo é garantir que os órgãos competentes possam ser estratégicos na ações de prevenção e remoção das famílias ribeirinhas.

Tanto a população ribeirinha como os órgãos de defesa –  Corpo de Bombeiros, Defesa Civil dos municípios, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Pará- devem ficar atentos aos boletins informativos para manterem-se informados sobre o aumento da vazão em Tucuruí e Marabá.

COMUNICADO ELETRONORTE

A Eletronorte comunica que iniciará nesta segunda-feira (3), às 9h, a abertura do vertedouro da Hidrelétrica Tucuruí, visando manter o reservatório da Usina numa faixa operacional segura e sem afetar de forma brusca os moradores de jusante.

Esta antecipação na abertura do vertedouro acontece em razão da quantidade de chuva atípica para esta época do ano nas cabeceiras dos rios Tocantins e Araguaia. (Eva Fernandes /Portal Debate Carajás – com informações do Lide)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!