Abaixo-assinado pede investigação sobre reunião do Consulado dos EUA com influenciadores no Brasil

Os organizadores da petição afirmam que o convite foi enviado por meio de conta oficial do Consulado-Geral dos Estados Unidos em São Paulo e sustentam que a iniciativa deve ser apurada por possível interferência em assuntos internos do Brasil

O lançamento de um abaixo-assinado na internet pede que autoridades brasileiras investiguem a atuação do Consulado-Geral dos Estados Unidos em São Paulo após a divulgação de convites para uma “Mesa Redonda – Liberdade de Expressão e Ambiente Digital”, destinada a influenciadores digitais, youtubers e criadores de conteúdo.

Os organizadores da petição afirmam que o convite foi enviado por meio de conta oficial do Consulado-Geral dos Estados Unidos em São Paulo e sustentam que a iniciativa deve ser apurada por possível interferência em assuntos internos do Brasil. No documento, os autores defendem que a atuação de representações diplomáticas estrangeiras em temas relacionados ao debate político nacional seja analisada pelos órgãos competentes à luz da Constituição Federal, da legislação brasileira e das normas internacionais.

A petição também faz referência a episódios históricos envolvendo a participação do governo dos Estados Unidos na política brasileira, citando documentos oficiais divulgados nas últimas décadas sobre o apoio norte-americano ao movimento que resultou no golpe militar de 1964. O texto menciona, entre outros pontos, a atuação do então embaixador Lincoln Gordon, a Operação Brother Sam, o financiamento de organizações e campanhas políticas durante o período e a divulgação posterior de documentos diplomáticos pelo programa Opening the Archives, do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Além do contexto histórico, os organizadores mencionam informações sobre supostas tentativas recentes de representantes do governo norte-americano de desenvolver atividades relacionadas ao ambiente político brasileiro, afirmando que esses episódios reforçam a necessidade de investigação sobre a reunião promovida pelo consulado.

Entre os pedidos apresentados no abaixo-assinado estão a apuração das atividades relacionadas ao encontro com influenciadores digitais, a investigação de eventual ingerência estrangeira em assuntos internos do Brasil, a adoção de medidas diplomáticas e legais cabíveis caso sejam constatadas irregularidades — incluindo a eventual declaração de persona non grata do cônsul-geral Kevin Murakami — e a verificação da realização de iniciativas semelhantes em outras unidades da Federação.

O documento é direcionado ao Governo Federal, ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Congresso Nacional. Os organizadores afirmam que a iniciativa tem como objetivo defender a soberania nacional, a democracia, o respeito às instituições brasileiras e o princípio da não intervenção de governos estrangeiros em assuntos internos do país.

A petição permanece aberta para coleta de assinaturas pelo link: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR160871. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!