A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) convocou para esta quarta-feira (16) a “Mobilização Nacional da Educação” em defesa da valorização da categoria e do cumprimento do piso do magistério em todas as redes escolares do Brasil.
As ações nas ruas e nas redes de ensino estão sendo realizadas pelos sindicatos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). De acordo com a categoria, nos últimos 5 anos, a educação pública do Brasil vem sofrendo ataques ideológicos, retiradas de direitos, falta de investimento na formação do professor, salários baixos e escolas sucateadas na maioria dos estados da federação.
As principais reivindicações são as seguintes:
● Cumprimento do piso do magistério 2022 (R$ 3.845,63 e 1/3 de jornada extraclasse) em todas as redes escolares.
● Regulamentação do piso salarial dos profissionais da educação (art. 206, VIII da Constituição Federal).
● Valorização dos planos de carreira, contratações por concurso público e contra a Terceirização na educação.
● Revogação do “Novo Ensino Médio” excludente e de formação minimalista dos estudantes.
● Contra a Militarização escolar, o homeschooling (educação domiciliar) e a Lei da mordaça (Escola sem Partido).
A Mobilização Nacional da Educação está sendo realizada pelos servidores públicos das três esferas ─ municipal, estadual e federal ─ de todo o país.



