Nesta quarta-feira (3), o Tribunal de Justiça do Estado (TJPA), em sessão ordinária, cassou a liminar que devolveu o cargo de prefeito de Oriximiná, a William Fonseca (PRTB). O político foi afastado pela Câmara Municipal (CMO), no dia 22 de outubro de 2021.
William é acusado de infração político-administrativa, pois teria contratado 1.465 servidores temporários, ao arrepio da lei, no período de janeiro a julho de 2021, para beneficiar aliados políticos em Oriximiná.
O prefeito ficou afastado do cargo por 4 dias, mas uma liminar, em 1ª instância, reconduziu o gestor ao cargo no dia 26 de outubro. Na época, a sentença monocrática foi comemorada com um ato público na Praça Centenário, todavia a liminar foi derrubada ontem (3).
A defesa de William Fonseca divulgou uma nota, afirmando que irá recorrer da decisão colegiada do TJPA junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), nas próximas horas. Na votação da Câmara Municipal de Oriximiná, o prefeito afastado teve 10 votos favoráveis à cassação; 3 abstenções e 2 votos contrários. (Portal Debate Carajás)


