Slackline chama atenção por manobras dos praticantes na praça da Folha 16

A prática esportiva exige concentração e equilíbrio e tem se popularizado cada vez mais na cidade. O exercício não tem restrição de idade e pode trazer diversos benefícios ao corpo e a mente

MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ — Uma grande fita elástica ancorada e presa aos troncos das árvores da Praça Monsenhor Baltazar, na Folha 16, Nova Marabá, se tornou um lugar de manobras, saltos e giros de tirar o fôlego. Essa é a prática do slackline, um esporte que exige concentração e equilíbrio e tem se popularizado cada vez mais no Brasil. O exercício não tem restrição de idade e pode trazer diversos benefícios ao corpo e a mente.

Após um momento de alongamento, a professora de Educação Física Hilda Maria sobe na fita de aproximadamente cinco centímetros de largura, respira fundo e, num exercício de muita concentração e equilíbrio, dá início a manobras. Olhar fixo, levanta uma perna aqui, estica a outra ali e os braços ajudam a dar equilíbrio.

A concentração é um dos principais pontos excepcionais nesse esporte. “É um esporte de equilíbrio, que envolve muita força e concentração. Quando a gente sobe não tem como pensar em outra coisa que não seja a fita. Então a gente exercita a concentração. Automaticamente o cérebro vai sendo treinado a se concentrar em  todas as outras áreas da vida”, conta.

Entre os benefícios da prática do esporte para o corpo, ela cita a força, equilíbrio, além do foco, respiração e o lado social, pois o local já virou o point da galera do slackline, skate, ginástica de mulheres e outras atividades. “A gente sai da rotina e consegue fazer novas amizades”, acrescenta Hilda Maria.

O Grupo Marabá Slackline está ativo desde 2015, com cerca de 30 participantes. Os treinos ocorrem aos domingos e também em dias combinados durante a semana, através do grupo do WhatsApp.

Jessica Vieira, de 29 anos e o filho Enzo Gabriel de 6, entraram no grupo há pouco tempo. Ela foi convidada por um amigo, resolveu conhecer o esporte e logo no primeiro dia já se identificou. “É um hobby novo. Estou gostando muito, trabalha a coordenação motora tanto minha quanto do meu filho, é muito bom para desestressar também. Ele está gostando muito, é como se fosse uma terapia pra ele. Um estímulo pra nós dois”, comenta.

Os materiais utilizados para a prática da modalidade são a fita e a catraca, instrumentos que ficam ancorados em dois pontos fixos, geralmente duas árvores. Na fita mais alta, chamada trickline, são feitas manobras mais radicais com pulos e giros de tirar o fôlego.

Um dos praticantes dessa abordagem é o cabeleireiro Ricardo Sousa Vieira, de 23 anos. Ele já pratica o esporte há 5 anos e executa manobras de alto nível sobre a fita. Para ele, o slackline não é apenas um esporte. “Virou um estilo de vida, porque aos finais de semana pra se divertir a gente vem praticar e se exercitar ao mesmo tempo. É saudável”, completa.

Para quem tem curiosidade ou se interessou em conhecer mais do esporte, o grupo “Slackline Marabá” criou uma conta no Instagram @marabaslackline e também um grupo no WhatsApp. Os treinos acontecem no domingo pela manhã na praça Monsenhor Baltazar, na Folha 16. (Portal Debate Carajás, com informações da Ascom PMM)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!