Ministério Público recomenda medidas para impedir a disseminação da Covid-19 entre indígenas Warao, no Pará

O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendação à prefeitura de Belém para a adoção, com urgência, de providências que evitem a propagação do novo coronavírus entre os indígenas Warao, povo com origem na Venezuela que hoje tem mais de 500 membros vivendo na capital paraense.

Dois indígenas tiveram diagnóstico positivo para a covid-19 e o MPF pede que sejam criados espaços para isolamento e outras medidas que protejam os demais e previnam a disseminação da doença.

O MPF ressalta que o isolamento dos indígenas infectados é uma medida de urgência e deu prazo de 24 horas para que a prefeitura responda sobre a recomendação. Hoje, uma parte dos Warao vive em abrigos públicos provisórios, outros em casas alugadas em situação de precariedade, enquanto aguardam soluções definitivas de abrigamento.

Até lá, diz o MPF, a prefeitura deve providenciar imediatamente dois locais para o isolamento dos grupos, podendo requisitar espaços como escolas ou quadras de esporte para tal fim, “obedecendo as normas sanitárias vigentes, com acompanhamento da Secretaria de Saúde do município e da Fundação Papa João XXIII” (responsável pela assistência social aos indígenas).

Os locais de isolamento devem garantir os períodos de quarentena necessários para evitar a propagação, mas são necessárias medidas adicionais. O MPF recomendou que seja assegurada alimentação adequada e materiais de higiene, com a prefeitura realizando a desinfecção contínua dos locais.

Também será necessário o cumprimento de todos os protocolos necessários para evitar a propagação dos Warao, “tendo em vista serem todos eles pertencentes ao grupo de risco em razão de sua condição imunológica”. A Prefeitura de Belém deverá ainda fornecer os equipamentos de proteção necessários para os servidores públicos responsáveis pelo atendimento.

Fonte: Ministério Público Federal no Pará

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!