MARABÁ (PA) — Marabá, no sudeste do Pará, registrou abstenção de 19,04% no primeiro turno das eleições, realizado no domingo (4/10). Ao todo, 34.252 eleitores deixaram de votar, enquanto 145.688 compareceram às seções eleitorais, segundo os dados do TSE.
Dos 179.940 eleitores aptos considerados no balanço, 80,96% participaram da votação. Os números mostram que quase uma em cada cinco pessoas habilitadas a votar no município não foi às urnas.
O percentual ficou próximo da média do Pará, onde a abstenção chegou a 19,10%, apenas 0,06 ponto percentual acima do índice municipal. Em todo o estado, mais de 1,19 milhão de eleitores não compareceram à votação, enquanto cerca de 5,06 milhões participaram.
O levantamento contabiliza as ausências, mas não informa os motivos que levaram os eleitores a deixar de votar. Com a disputa presidencial seguindo para o segundo turno, a participação desse público passa a ser um dos fatores de atenção para a próxima etapa da eleição. (Portal Debate)


