Uma idosa de 76 anos morreu neste domingo (4) durante a votação do primeiro turno das Eleições 2026, no Colégio Costa e Silva, na Avenida Almirante Barroso, em Belém. A causa da morte ainda não foi confirmada.
Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), a eleitora estava na cabine de votação quando começou a passar mal. Ao perceber a situação, o filho pediu autorização ao presidente da seção para acompanhá-la e prestar auxílio.
Depois de verificar que a mãe aparentava ter condições de continuar, ele deixou a cabine para conversar novamente com o presidente da seção. Pouco depois, a idosa voltou a passar mal e caiu.
A secretária da seção eleitoral, que é enfermeira, iniciou os primeiros socorros, com massagem cardíaca e procedimentos de reanimação. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e chegou ao local entre 10 e 15 minutos depois, segundo o TRE-PA, em nota enviada à reportagem do Grupo Liberal.
“A equipe do Samu deu continuidade aos procedimentos de reanimação por cerca de 40 a 50 minutos, inclusive com o uso de desfibrilador. Apesar das tentativas de reanimação, a eleitora não resistiu”, informou o órgão.
Durante o atendimento, a votação da seção 389 foi interrompida. Após a morte da idosa, a juíza eleitoral da 98ª Zona Eleitoral de Belém, Cláudia Regina Moreira Favacho, autorizou o desligamento do equipamento e a transferência da votação para a seção 157, localizada no espaço ao lado. Segundo o Tribunal, a eleitora não chegou a concluir o voto.
Os demais eleitores que ainda precisavam votar foram encaminhados para a seção 157, onde a votação teve continuidade e foi encerrada às 17h40.
O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para realizar os procedimentos cabíveis. O filho da eleitora acompanhou os encaminhamentos relacionados à ocorrência na delegacia. A vice-presidente e corregedora regional eleitoral do TRE do Pará, desembargadora Filomena Buarque, também esteve no local para acompanhar o caso e auxiliar nos encaminhamentos.
Em nota, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado como morte natural na Seccional da Marambaia. “A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu ainda no local”, informou a corporação.
Além da paraense, outras quatro pessoas morrem enquanto votavam no país
Além do caso registrado em Belém, outras quatro pessoas morreram durante a votação do primeiro turno das Eleições 2026 em diferentes estados do país.
No Rio de Janeiro, um homem de 62 anos teve um mal súbito em uma escola na Barra da Tijuca e morreu no local, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Médicos que estavam na unidade tentaram reanimá-lo até a chegada do Samu. O local de votação ficou fechado por cerca de uma hora. Às 14h, o Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer a retirada do corpo.
Em Cupira, em Pernambuco, um homem de 68 anos, morreu após passar mal enquanto votava na Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Temporal. Segundo informações do jornal O Globo, a votação foi interrompida até a retirada do corpo do local.
Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, uma mulher de 71 anos, passou mal enquanto aguardava na fila de votação. Ela foi encaminhada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu e morreu.
Em Manaus, no Amazonas, um homem de 75 anos, morreu após passar mal dentro de um local de votação no bairro Compensa, na Zona Oeste da cidade. Segundo o Samu, ele apresentou sinais compatíveis com um Acidente Vascular Cerebral (AVC). (As informações são do O Liberal)


