MARABÁ (PA)– A professora Raimunda Monteiro foi a convidada de um episódio do Papos & Políticas, do Debate Podcast. Natural de Santarém, no oeste do Pará, Raimunda é professora titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), instituição da qual já foi reitora, e atua como secretária adjunta do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República, o “Conselhão”. Ao longo do programa, foram discutidos temas relacionados ao desenvolvimento da Amazônia, políticas públicas, meio ambiente, povos indígenas, infraestrutura e educação.
Entre os assuntos abordados estiveram os impactos provocados pela abertura de grandes rodovias na região amazônica, como a Transamazônica, sobre comunidades e povos indígenas, incluindo os Parakanã. A professora também falou sobre políticas de inclusão no ensino superior e a estrutura de atendimento à saúde indígena por meio dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). O atendimento emergencial à população Yanomami e as ações de enfrentamento ao garimpo ilegal também fizeram parte da discussão.
Raimunda Monteiro também analisou políticas ambientais e climáticas, incluindo o Fundo Amazônia e o Fundo Clima, além dos desafios relacionados às mudanças climáticas e à transição energética. No debate sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial e na região da Foz do Amazonas, apresentou uma posição favorável à realização de estudos, desde que acompanhados de medidas de proteção social e ambiental. Segundo a professora, universidades da própria região podem contribuir com pesquisas e monitoramento para avaliar possíveis impactos.
Outro tema foi a atuação do Conselhão, órgão que reúne representantes de diferentes setores da sociedade para assessorar a Presidência da República em temas econômicos e sociais. Raimunda explicou a função do conselho e citou discussões relacionadas ao combate ao feminicídio, apoio à agricultura e recuperação de áreas degradadas.
Na parte final do programa, a professora tratou de logística e infraestrutura na Amazônia. Ela defendeu que os investimentos em transporte considerem o uso de ferrovias como alternativa a grandes intervenções em rios e ecossistemas, citando o debate envolvendo o Pedral do Lourenço. Raimunda também destacou a importância do financiamento da ciência, tecnologia e das universidades públicas para a formação profissional e para a elaboração de soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia.
O episódio completo do está disponível no canal Debate Podcast.(portal debate)


