O Instituto Federal do Pará (IFPA) anunciou um novo plano de expansão que pretende ampliar a presença da instituição no Estado. Até o final de 2028, o IFPA deverá estar presente em 122 dos 144 municípios paraenses, com a implantação de cinco novos campi e um Centro de Referência.
Com a expansão o projeto prevê a criação de 1.560 novas vagas em diferentes níveis de ensino, além da oferta de novos cursos. Entre as novidades está o bacharelado em Psicologia, inédito na instituição, além dos cursos técnicos em Serviços Públicos, Manutenção de Máquinas Industriais e Logística.
Os novos campi serão instalados nos municípios de Alenquer, Barcarena, Redenção, Tailândia e Viseu. Já Canaã dos Carajás receberá um Centro de Referência voltado principalmente às demandas das áreas de Mineração e Construção Civil.
Segundo o IFPA, parte das novas vagas já será disponibilizada no processo seletivo deste ano. Enquanto as sedes definitivas são construídas, as atividades acadêmicas serão iniciadas em espaços cedidos pelas prefeituras e parceiros locais.
“Esse novo desenho institucional não representa apenas uma ampliação da estrutura física do IFPA, mas, sobretudo, um avanço significativo na oferta de educação profissional, científica e tecnológica para a população paraense”, afirma a reitora do IFPA, Ana Paula Palheta.
As novas unidades contarão, futuramente, com salas de aula, laboratórios, bibliotecas, auditórios, refeitórios, quadras poliesportivas e áreas de convivência.
Veja as vagas e cursos por município
- Campus Alenquer (Região do Baixo Amazonas)
- Psicologia (Bacharelado): 40 vagas (a partir de 2028)
- Cursos técnicos (Serviços Públicos e Agropecuária): 80 vagas de cada (divididas entre 2027 e 2028)
- Licenciatura em educação do campo: 80 vagas (divididas entre 2027 e 2028)
- Aperfeiçoamento em educação especial: 40 vagas (em 2026)
- Campus Barcarena (Região do Tocantins)
- Técnico em logística 4.0: 120 vagas (40 em 2026; 80 divididas entre 2027 e 2028)
- Técnico em manutenção de máquinas industriais: 80 vagas (divididas entre 2027 e 2028)
- Licenciatura em pedagogia: 80 vagas (divididas entre 2027 e 2028)
- Campus Redenção (Sul do Pará)
- Psicologia (Bacharelado): 80 vagas (divididas entre 2027 e 2028)
- Cursos técnicos (Administração e Agropecuária): 80 vagas de cada (divididas entre 2027 e 2028)
- Licenciatura em educação do campo: 80 vagas (divididas entre 2027 e 2028)
- Aperfeiçoamento em educação especial: 40 vagas (em 2026)
- Campus Tailândia (Região do Tocantins)
- Psicologia (Bacharelado): 40 vagas (a partir de 2028)
- Técnico em agropecuária: 120 vagas (40 em 2026; 80 divididas entre 2027 e 2028)
- Técnico em administração: 80 vagas (divididas entre 2027 e 2028)
- Licenciatura em educação do campo: 80 vagas (divididas entre 2027 e 2028)
- Campus Viseu (Região do Rio Caeté)
- Técnico em aquicultura: 40 vagas (em 2026)
- Cursos técnicos (agropecuária e serviços públicos): 80 vagas de cada (divididas entre 2027 e 2028)
- Licenciaturas (educação do campo e ciências biológicas): 80 vagas de cada (divididas entre 2027 e 2028)
Em Canaã dos Carajás, o Centro de Referência terá inicialmente cursos como Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Controle Ambiental integrado à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta primeira etapa, as atividades serão coordenadas pelo Campus Parauapebas. (Com O Impacto)


