Prefeitura de Parauapebas esclarece atendimento prestado a paciente que morreu no HGP

Gestão municipal informa abertura de auditoria e afirma que bebê sobreviveu; família está sendo acompanhada

PARAUAPEBAS (PA) – A Prefeitura de Parauapebas divulgou nota oficial para esclarecer o atendimento recebido por Jéssica Andrade Mendes Castro, de 32 anos, que faleceu no Hospital Geral de Parauapebas (HGP). A gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), manifestou pesar pela morte e solidariedade à família e aos amigos.
Segundo a nota, a paciente era acompanhada pela rede municipal de saúde desde o pré-natal, dentro da Rede Alyne, com classificação de risco gestacional em razão de condições clínicas preexistentes. De acordo com a prefeitura, ela deu entrada na unidade hospitalar em condições estáveis e recebeu atendimento.
Durante o procedimento, porém, houve evolução para um quadro de atonia uterina grave e choque, considerada uma complicação obstétrica de alta gravidade e evolução rápida. Apesar das intervenções realizadas pela equipe médica, a paciente não resistiu. O bebê sobreviveu e, conforme informado, segue recebendo os cuidados necessários.
A administração municipal também destacou que o HGP é administrado pela Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (Aselc), responsável direta pela gestão assistencial da unidade hospitalar. A Secretaria de Saúde afirmou que, no exercício de seu papel de regulação e fiscalização, determinou a abertura imediata de auditoria para apurar todos os registros do atendimento.
Entre as medidas anunciadas estão a análise do prontuário e demais documentos, a requisição de relatório circunstanciado à Aselc, com prazos definidos, além da apuração de eventuais falhas assistenciais, com adoção de medidas corretivas e responsabilizações cabíveis, caso sejam identificadas.
A prefeitura informou ainda que tem conhecimento da circulação de informações desencontradas sobre o caso e pediu que a população aguarde a conclusão da apuração antes de formar juízo definitivo. Segundo a nota, todos os registros estão preservados e serão analisados com rigor e transparência.
A gestão municipal reafirmou compromisso com a saúde materna no município e declarou que tomará todas as providências que a investigação indicar, independentemente de quem as medidas alcancem. A família da paciente, conforme informado, está sendo acolhida e terá acesso integral às informações da apuração.

Nota na íntegra

A Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) manifesta profundo pesar pelo falecimento da senhora Jessica Andrade Mendes Castro, de 32 anos, ocorrido no Hospital Geral de Parauapebas (HGP), e se solidariza com a família e os amigos neste momento de dor.
Jessica era acompanhada pela rede municipal desde o pré-natal, dentro da Rede Alyne, com classificação de risco gestacional em razão de condições clínicas preexistentes. Deu entrada na unidade em condições estáveis e foi atendida. Durante o procedimento, evoluiu com atonia uterina grave e choque, complicação obstétrica de alta gravidade e evolução rápida, que levou ao óbito, apesar das intervenções realizadas. O bebê sobreviveu e está recebendo os cuidados necessários.
É importante esclarecer que o HGP é administrado pela Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (Aselc), responsável direta pela gestão assistencial da unidade. A Secretaria de Saúde, no exercício de seu papel de regulação e fiscalização, já determinou:
— a abertura imediata de auditoria sobre todos os registros do atendimento, incluindo prontuário e demais documentos;
— A requisição de relatório circunstanciado à da Aselc com prazos definidos;
— Apuração de eventuais falhas assistenciais, com as medidas corretivas e responsabilizações cabíveis.
A Secretaria tem conhecimento de que circulam informações desencontradas sobre o caso. Pedimos à população que aguarde a conclusão da apuração antes de formar juízo definitivo. Todos os registros do atendimento estão preservados e serão analisados com rigor e transparência.
A gestão municipal reafirma seu compromisso com a saúde materna no município e não se furtará a tomar todas as providências que a investigação indicar, independentemente de quem as medidas alcancem.
A família está sendo acolhida e receberá acesso integral às informações da apuração.

Assessoria de Comunicação/PMP-2026

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!