O Santuário Nossa Senhora de Nazaré realiza um momento histórico ao celebrar os 45 anos do Círio de Nazaré em Marabá com duas grandes ações culturais e de fé: a inauguração de uma obra de arte em muro, que homenageia o Círio e seus símbolos, e a abertura da exposição imersiva “A Casa de Maria: Um Encontro dos Filhos com a Mãe de Nazaré”.
A iniciativa da arte em muro é uma parceria entre o Santuário Nossa Senhora de Nazaré e a Prefeitura de Marabá, unindo esforços para valorizar a cultura, a fé e a expressão artística da cidade. A obra, concebida como um registro visual da devoção e da identidade do povo marabaense, traduz em cores e formas a emoção do encontro dos filhos com a Mãe de Nazaré. A pintura foi executada pelo artista Bino, que trouxe sensibilidade e expressão contemporânea à representação da fé e da tradição do Círio.
Já a exposição “A Casa de Maria”, realizada no Salão Paroquial Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16, convida o público a uma experiência sensorial e espiritual única. Cada espaço foi cuidadosamente preparado para conduzir o visitante a um mergulho na trajetória do Círio de Nazaré em Marabá, desde suas origens humildes, em 1980, até se tornar uma das maiores manifestações de fé do sul e sudeste do Pará.
Entre elementos cênicos, sons, imagens e memórias, o público será convidado a reviver a emoção das procissões, a força da fé popular e o significado do lar de Maria como símbolo de acolhimento, esperança e unidade.
A exposição valoriza a arte e o trabalho da comunidade, destacando o empenho, a criatividade e a devoção que, ao longo de todos esses anos, mantiveram viva a tradição do Círio de Nazaré em Marabá e fortaleceram os laços de fé e solidariedade entre os fiéis.
“A Casa de Maria” é um espaço de fé e contemplação, mas também de reencontro — onde cada visitante é convidado a entrar, sentir e reconhecer-se como filho de Maria, Mãe de Nazaré.
📍 Local: Salão Paroquial Nossa Senhora de Nazaré – Folha 16, Marabá
🗓️ Abertura oficial para imprensa e autoridades:
Dia 17 de outubro, às 17h30
🕊️ Programação aberta ao público:
De 19 a 26 de outubro, das 18h às 20h
📖 Realização: Santuário Nossa Senhora de Nazaré – Círio de Nazaré Marabá 45 anos


