Programa “Gás do Povo” garante botijão gratuito a famílias de baixa renda

Iniciativa substitui auxílio-gás e deve atender 15,5 milhões de famílias até 2026

O Governo Federal lançou, na última quinta-feira (4), o programa “Gás do Povo”, que prevê a entrega gratuita de botijões de gás de 13kg a famílias de baixa renda em todo o país. A meta é alcançar 15,5 milhões de lares até março de 2026.

A iniciativa substitui o modelo anterior, o auxílio-gás, que atendia 5,13 milhões de famílias com repasse em dinheiro. Com a mudança, o benefício passa a ser concedido diretamente em forma de gratuidade no botijão. O programa tem como objetivo reduzir o impacto da inflação sobre famílias em situação de vulnerabilidade e garantir acesso a um item considerado essencial.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que cerca de 12 milhões de domicílios no Brasil ainda utilizam lenha e gás de forma combinada para cozinhar, sendo aproximadamente 5 milhões de famílias sem condições de adquirir regularmente o botijão.

As regras de acesso ao benefício seguem critérios semelhantes aos do Bolsa Família, priorizando famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo. (Com O Liberal)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!