DA REDAÇÃO — A Prefeitura de Itupiranga teve R$ 1.075.519,95 bloqueados de suas contas nesta sexta-feira (10), devido à ausência do repasse da Contribuição Patronal ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referente a novembro de 2024. O bloqueio foi realizado para garantir o pagamento do débito.
O valor descontado dos salários dos servidores municipais não foi repassado ao INSS durante a gestão do ex-prefeito Benjamin Tasca. Além da dívida de novembro, há indícios de que os valores previdenciários relativos à folha de dezembro e ao décimo terceiro também não foram pagos, o que pode resultar em novos bloqueios nas contas públicas.
A atual administração municipal enfrenta os impactos dessa situação fiscal e busca avaliar o tamanho dos débitos herdados. Segundo apuração do Gazeta Carajás, a falta de repasses pode comprometer ainda mais o orçamento público, dificultando a realização de serviços essenciais.
O bloqueio ocorre em meio a outras denúncias sobre dívidas deixadas pela gestão anterior, como um débito com a empresa de fornecimento de água no município. A nova gestão segue levantando informações para calcular o total das pendências financeiras deixadas. (Portal Debate)


