DA REDAÇÃO — Cumprindo fielmente seu compromisso de manter uma administração transparente e próxima da população, o prefeito eleito de Marabá, Toni Cunha (PL), publicou uma enquete em suas redes sociais na noite desta quarta-feira (23), convidando os cidadãos a opinarem sobre uma possível reestruturação dos órgãos públicos da área cultural do município. A proposta apresentada por Toni consiste na unificação da Secretaria de Cultura (Secult) com a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), centralizando, assim, as políticas culturais em um único ente público.
Na publicação, Toni Cunha explicou que tanto a Fundação Casa da Cultura quanto a Secult possuem atribuições semelhantes, mas com estruturas e capacidades distintas. Segundo ele, a Fundação possui maior robustez, equipamentos e uma gestão independente, enquanto a Secretaria de Cultura opera com uma estrutura limitada, poucos servidores e um orçamento reduzido.
Nesse contexto, Toni Cunha sugeriu a extinção da Secult, transferindo seu orçamento e responsabilidades para a Fundação, visando a uma maior eficiência no uso dos recursos públicos e economia para o município.
Grande parte das interações na publicação foi favorável à proposta, com cidadãos celebrando a iniciativa de Toni Cunha de buscar a opinião pública e propor uma administração mais enxuta e eficiente. Muitos seguidores elogiaram a transparência do prefeito eleito e a ideia de unificar as políticas culturais, o que, segundo eles, poderia fortalecer a cultura local e melhorar a gestão dos recursos.
No entanto, alguns seguidores levantaram questionamentos, principalmente sobre os desafios legais e administrativos da proposta. Eles ressaltaram que a Fundação Casa da Cultura possui sua própria organização jurídica e administrativa, e que a unificação das atribuições pode exigir uma série de adequações legais e mudanças no funcionamento da fundação. O prefeito eleito reconhece que esses pontos devem ser cuidadosamente debatidos antes de qualquer decisão.
Em resposta aos questionamentos, Toni Cunha reforçou seu compromisso de debater amplamente o tema com a sociedade. O próximo prefeito anunciou a realização de uma audiência pública para discutir a proposta com a população, fazedores de cultura e especialistas, garantindo que todas as opiniões e preocupações sejam consideradas antes de tomar qualquer decisão final.
Na mesma publicação, outros seguidores perguntaram diretamente ao prefeito eleito sobre as escolhas do novo gestor para as pastas da Saúde, Educação e Agricultura. Toni Cunha respondeu à maioria dos comentários e revelou que a escolha do secretariado está sendo feita de forma minuciosa. Ele prometeu divulgar todos os nomes que vão compor a sua equipe de governo até o fim do ano. (Portal Debate)
Confira a publicação do prefeito eleito:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Delegado Federal Toni Cunha (@delegadotonicunha)


