Dirceu percorre o Brasil em busca de inspiração para programa de governo para Marabá

Dirceu já passou por cidades do Nordeste brasileiro e, nesta semana, o político esteve na cidade de Araraquara (SP), região Sudeste do país, que é governada pelo prefeito Edinho do PT
Foto: Divulgação/Dirceu ten Caten

MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ — O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Marabá Dirceu ten Caten, do Partido dos Trabalhadores (PT), vem percorrendo diversas regiões do Brasil para conhecer políticas públicas bem-sucedidas para incluir em seu programa de governo para Marabá, no sudeste do Pará.

Dirceu já passou por cidades do Nordeste brasileiro e, nesta semana, o político esteve na cidade de Araraquara (SP), região Sudeste do país, que é governada pelo prefeito Edinho do PT, que está em seu quarto mandato de prefeito na cidade e é considerado um dos melhores prefeitos do país. Araraquara foi destaque internacional inclusive na forma de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Dentre os vários programas que se destacam na cidade, Dirceu conheceu de perto alguns, como o Orçamento Participativo, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Social. A secretaria organiza o município em 12 territórios, incluindo a zona rural, e todos os anos cada território decide, por meio de votações, as prioridades dos investimentos.

Também são feitas eleições de delegados (representantes desses territórios) que atuam fiscalizando desde as licitações até a execução das obras. Atualmente, existem 120 milhões de reais em obras sendo executadas a partir das últimas deliberações do Orçamento Participativo.

Outra política pública importante da cidade é a da Economia Solidária, na qual o município tem uma lei municipal e um fundo de Ecosol. Com isso, a gestão trabalha um processo de organização e incentivo a novas empresas, além de cooperativas e associações que atuam nas áreas de mobilidade, entrega de mercadorias, coleta seletiva de resíduos sólidos, corte costura, restaurantes populares, etc.

Segundo o deputado, a maior parte dessas cooperativas acaba prestando serviços futuros, inclusive para a própria gestão municipal, gerando emprego e renda.

“Marabá precisa ser mais ousada, implementar iniciativas como essas, para colocar nossa cidade em um outro patamar de participação popular e de cuidado com as pessoas. Limpar a cidade e fazer algumas obras é um serviço de zeladoria. Precisamos de uma gestão empreendedora, proativa, que busque inovações e maiores resultados para o nosso povo. Marabá pode muito mais”, finaliza Dirceu. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!