Fiscais da Sefa, apreenderam em Dom Eliseu, nordeste paraense, no km 1.481 da rodovia BR 010, uma carreta com 9,9 toneladas de milho que viajava sem nota fiscal e tinha como destino a cidade de Açailândia, no Maranhão. O valor da carga é de R$ 8.650,00.
“Ao receber a documentação fiscal os servidores notaram que a quantidade de mercadoria na nota fiscal parecia suspeita, pois a carreta estava bastante cheia. O veículo foi levado à balança de pesagem e foram constatados um peso adicional de 9,9 toneladas a mais do que o declarado”, informou o fiscal de receitas Gustavo Bozola.
Foi lavrado um TAD no valor de R$ 2.958,00. “A mesma empresa já foi autuada em 2023 pelo mesmo motivo, o que mostra a importância da presença do Fisco, evitando a tentativa de sonegação a partir de informações incorretas sobre peso da carga”, concluiu o fiscal de receitas.
O diretor de Fiscalização da Sefa, Paulo Veras, afirmou que a rotina de monitoramento de contribuintes ampliou a ação fiscal em áreas de fronteira. “A apreensão mostra a importância do monitoramento realizado nas empresas ou transportadoras que possuem histórico de desvio de conduta tributária”, resumiu. (Agência Pará)


