Em reconhecimento ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, o Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizou nesta sexta-feira, no Carajás Centro de Convenções, em Marabá, o I Simpósio Regional sobre Hepatites Virais. O evento foi organizado pelo 11º Centro Regional de Saúde (CRS) e integra a campanha nacional Julho Amarelo, com o objetivo de fortalecer as ações de erradicação das hepatites virais.
O simpósio contou com diversas atividades, incluindo palestras e mesa-redonda sobre as doenças, além da exposição de banners que apresentaram as ações realizadas em 18 municípios da área de abrangência do Centro Regional. A iniciativa teve como público-alvo os 21 municípios vinculados ao 11° CRS, representados por equipes técnicas, secretários municipais de saúde e diretores de atenção primária, vigilância e imunização.

A coordenadora da Vigilância em Saúde do 11º CRS, enfermeira Ana Raquel Santos Miranda, explicou que o objetivo do evento foi dialogar sobre a situação epidemiológica das hepatites virais na região, buscando criar estratégias de enfrentamento. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estipula a meta mundial para erradicação das hepatites virais até 2030.

Ana Raquel enfatizou que o combate às hepatites virais é um “megadesafio” e destacou a importância de trabalhar a conscientização e eliminar essas doenças, que podem ter sérias consequências para a saúde, incluindo a possibilidade de evoluir para câncer de fígado.
A hepatite B foi apontada como a de maior incidência na região, e a enfermeira reforçou a necessidade de intensificar a vacinação para prevenção dessa forma da doença. A diretora do 11º CRS, Irlândia Galvão, ressaltou a relevância do simpósio para a região, destacando que o diagnóstico e a prevenção das hepatites virais são fundamentais para alcançar a eliminação dos casos.
O evento também promoveu a integração entre a vigilância em saúde e a atenção primária, com a participação da enfermeira Maria Yolanda Vieira, do município de Curionópolis, que compartilhou a experiência do trabalho desenvolvido durante o Julho Amarelo. O município realizou 1.039 testes de hepatites virais (B e C) no período de 3 a 27 de julho, identificando apenas um caso de Hepatite C.
Autoridades como o secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, e o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, enfatizaram a importância das ações de conscientização e oferta de testes rápidos para o diagnóstico das hepatites virais. A Sespa, por meio das Regionais de Saúde, tem levado informação à população e buscado parcerias com outras instituições para intensificar o combate a essas doenças. (Portal Debate, com Agência Pará)


