Agosto é dedicado à conscientização sobre a primeira infância

A relevância da atenção à primeira infância foi destacada pelo economista James Heckman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2000

O mês de agosto ganha um novo propósito no Brasil, com a instituição do Mês da Primeira Infância pela Lei nº14.617. Essa medida busca ampliar a conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e crianças na fase inicial de suas vidas até 6 anos.

A lei estabelece uma série de iniciativas que visam promover um atendimento abrangente e multiprofissional, fortalecer os vínculos afetivos, garantir a nutrição adequada, a imunização, o direito de brincar e a prevenção de acidentes e doenças nesse período crucial.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021 foram registrados cerca de 2,6 milhões de nascimentos no país. Essas crianças se somam aos milhões que já estão na primeira infância, totalizando mais de 20,6 milhões de crianças nessa faixa etária no último ano, de acordo com o DataSUS.

A relevância da atenção à primeira infância foi destacada pelo economista James Heckman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2000. Estudos realizados por Heckman e sua equipe multidisciplinar revelam que o desenvolvimento de qualidade nessa fase da vida tem impactos significativos nos resultados econômicos, sociais e na saúde de uma sociedade.

A nova lei também estabelece que as casas legislativas devem empenhar esforços para votar e priorizar debates sobre matérias voltadas às crianças na primeira infância. Essa medida visa fomentar a criação de políticas públicas mais efetivas e abrangentes nessa área.

Para que as informações sobre a importância da primeira infância alcancem a sociedade de forma abrangente, é fundamental que haja ampla divulgação em diferentes setores, incluindo órgãos públicos, meios de comunicação, setores empresariais e acadêmicos. A conscientização e a promoção de ações nesse sentido têm o potencial de contribuir para o desenvolvimento pleno e saudável das crianças, impactando positivamente o futuro do país. (Mateus Nino, com informações de Agência Brasil)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!