MARABÁ (PA) – No início da madrugada desta segunda-feira (12), a residência da Senhora, identificada como Josina dos Reis Souza, teve o fornecimento de energia interrompido, em cerca de 80% do imóvel, por volta de 1h30, na Rua Das Castanheiras, Bairro Novo Horizonte, em Marabá, no sudeste do Pará.
A proprietária da casa, por volta de 8h, entrou em contato com a Equatorial Energia pelo número 0800 091 0196, mas só conseguia falar com a assistente virtual, identificada como “Clara”. Por sinal, um serviço de atendimento ao consumidor de “péssima qualidade” fornecido por uma concessionária do governo do Estado do Pará.
Às 8h39, foi expedido um protocolo pela Equatorial Pará com a seguinte informação: “Ocorrência: 2023/6/33392; Serviço: Falta de fase; Status Aceito e Só aguardar”. Na linguagem popular, a mensagem é um verdadeiro “BO” (Bom para Otário), porque não apareceu nenhuma equipe para resolver o problema da falta de energia até às 8h30 horas, desta terça-feira (13).
Já por volta de 17h, Josina Souza conseguiu falar com uma atendente (física) da Equatorial Pará. A funcionária alegou que existe uma enorme demanda regional pelo serviço, logo o reestabelecimento da energia elétrica no imóvel teria que aguardar desocupar uma equipe. Uma fala que soou como um verdadeiro absurdo, pois a família se encontrava sem energia elétrica por cerca de 16 horas.
Como assim? Como uma residência com crianças vai ficar sem energia por tanto tempo com seu “talão de luz” em dia em plena Marabá? Que empresa é essa que não consegue colocar funcionários suficientes para resolver, com rapidez e presteza, os problemas de seu usuário? Da forma com as coisas andam, é melhor voltar a ser a estatal “Celpa”, pois, para muitos, o serviço era bem melhor.
No final da tarde, a Reportagem do Portal Debate expôs o problema em vários grupos de WhatsApp e perguntou aos usuários sobre a qualidade do serviço prestado pela Equatorial Pará. “Para espanto de ninguém”, as manifestações foram as piores possíveis como, por exemplo, “caro e sem qualidade”. Um internauta escreveu o seguinte depoimento:
“Ano passado aconteceu comigo: falta de energia durante a madrugada e percebi que foi somente em minha casa. Liguei várias vezes, mas foi em vão. Pela manhã, eu mesmo dei um jeito e resolvi o problema. 23 dias depois, chegou uma equipe da Equatorial, arrumaram o problema que era na caixa do medidor e ainda me multaram porque a ligação estava errada”.
O povo de Marabá não merece passar por um problema da época das cavernas: a falta de energia elétrica. Se a Equatorial Pará não consegue ser eficiente na prestação do serviço, “pegue seu boné e caia fora”, pois o marabaense precisa ser tratado com mais respeito e dignidade. A concessionária possui a obrigação de atender o chamado de seu cliente com mais rapidez em Marabá.
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) necessita estar mais atento às reclamações da população. Uma investigação conhecida como “notícia de fato” tem que ser iniciada para que a Equatorial Pará melhore a qualidade do serviço prestado na Terra de Francisco Coelho. Caso contrário, pesadas multas ou perda da concessão pública poderão “ajudar” a resolver esta triste situação. A mesma velocidade que é utilizada para “cortar a luz” por falta de pagamento, deveria ser utilizada também para resolver os problemas técnicos de seus usuários.
“Arengar” que a empresa possui até 72 horas para atender uma ocorrência, é uma verdadeira “cara de pau” e uma “tramoia deslavada” para maquiar o serviço ruim. A Redação do Portal Debate fez contato com a Assessoria de Comunicação da Equatorial Pará sobre o problema, em Marabá, porém nenhuma resposta foi dada.
Segundo a proprietária do imóvel, por volta de 9h, ou seja, mais de 31 horas depois, apareceu uma equipe e reestabeleceu a falta de energia elétrica no imóvel. Na residência, já se encontrava um eletricista particular, especialista em baixa e alta tensão, para resolver a situação. (Portal Debate)

Atualização
Durante a tarde, por volta de 15h40, desta terça-feira (13), a Equatorial Pará enviou ao Portal Debate a nota de esclarecimento abaixo:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Equatorial Pará informa que suas equipes técnicas não mediram esforços para realizar o atendimento da respectiva cliente, que se tratava de um problema de fase, impactando apenas parte do fornecimento de energia em seu imóvel. A distribuidora esclarece que foi necessário mais tempo para que o atendimento acontecesse devido a priorização das ocorrências de risco de vida e faltas de energia coletivas.
A distribuidora reforça seu comprometimento em atender seus clientes no menor tempo possível e lamenta o ocorrido. Aproveita ainda para orientar aos clientes que em casos de falta de energia, é importante que seja registrada uma ocorrência pelos canais oficiais de atendimento: 0800 091 0196, pelo aplicativo Equatorial Energia, ou pela Clara no WhatsApp (91) 3217-8200.


