Cobrança de pedágio na BR-163 deve começar em abril

Carros e motos serão isentos de pagamento para transitar em trecho da rodovia federal no Pará

Pedágio será implementado na BR-163 em abril para veículos com mais de três eixos, de acordo com a concessionária Via Brasil, que venceu a licitação para gerir os 1.009 km da rodovia que liga o estado de Mato Grosso ao porto de Miritituba, no Pará. A operação iniciará em Trairão e a data exata será definida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A tarifa será de R$ 9,80 por eixo, com desconto de 5% para aqueles que pagarem eletronicamente em toda a extensão da via. O estado do Pará terá um modelo de cobrança diferente, com passagem livre para carros, motos e caminhões de menor porte.

A concessão da BR-163 foi realizada em um leilão na Bolsa de Valores de São Paulo em 2021 e a Via Brasil assinou um contrato de dez anos para administrar a rodovia. Durante esse período, mais de R$ 2 bilhões serão investidos em operação, manutenção, monitoramento, conservação, implantação de melhorias e serviços aos usuários.

Além disso, a PA-150 também terá um sistema de pedágio implantado no Pará a partir do 13º mês da concessão. A empresa vencedora deverá assinar o contrato dentro do prazo de até 120 dias e, durante os 12 primeiros meses, serão feitos investimentos em melhorias, como sinalização, implantação de bases funcionais prontas para guincho, saídas para os 11 municípios interligados, entre outras obrigações. As motocicletas serão isentas do pagamento e a tarifa mínima será de R$ 10,10. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!