Em três anos, Pará registrou 2.900 incêndios em residências

Na capital, entre 1º de janeiro e 20 de março de 2023, a Defesa Civil de Belém atuou em 19 incêndios, todos ocorridos em imóveis residenciais

De 2020 até março deste ano, foram registrados 2.901 incêndios em residências em todo o Pará. O maior número de ocorrências, até agora, foi no ano passado: 937. Em 2023, já são 187 registros. Os dados são do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Na capital, entre 1º de janeiro e 20 de março de 2023, a Defesa Civil de Belém atuou em 19 incêndios, todos ocorridos em imóveis residenciais. Os sinistros foram registrados nos bairros do Guamá (13), Pedreira (3), Terra Firme (2) e Mangueirão (1), informou a presidente da Defesa Civil de Belém, Christiane Ferreira.

A atual gestão da Comissão de Defesa Civil da Prefeitura de Belém iniciou sua atuação em janeiro de 2021. De lá até o dia 20 de março de 2023, foram realizadas 172 vistorias técnicas em decorrência de incêndio em imóveis. Destes, 164 eram residências.

Ainda segundo a Comissão de Defesa Civil da Prefeitura de Belém, não é possível verificar a quantidade de incêndios registrados em anos anteriores, uma vez que o sistema de gerenciamento de dados foi implantado pela atual gestão e não houve repasse de informações da antiga.

Em 2021, foram registrados 75 incêndios, sendo 71 em residências. A maior parte deles ocorreu nos bairros do distrito de Icoaraci (18), Telégrafo (9) e Guamá (9). No ano seguinte, o número de ocorrências da mesma natureza passou para 78, sendo 74 em residências. A maior parte delas nos bairros Telégrafo (11) e Tapanã (10) e no distrito de Icoaraci (8).

Ligações clandestinas geram prejuízos à sociedade

Ligações clandestinas também podem ocasionar incêndios. A Equatorial Pará informou que ligações clandestinas de energia elétrica, além de serem crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, podem gerar diversos prejuízos à sociedade como interrupção no fornecimento e oscilações no nível de tensão, além de causar acidentes graves e com mortes, como curtos-circuitos e morte por eletrocussão.

A Equatorial Pará informou que tem um plano de combate às perdas energéticas e para isso mobiliza equipes exclusivas para este tipo de ação, que fazem fiscalização em todo o estado. Além disso, o trabalho também é realizado com base em denúncias da população, que podem ser feitas por meio dos canais de atendimento, como aplicativo, site e Central de Atendimento por meio do número 0800 091 0196.

Incêndios em todo o Pará:

2020: 915

2021: 862

2022: 937

2023: 187

(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Defesa Civil de Belém)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!