Pará fechou 2022 com redução de 22% no desemprego, aponta IBGE

Levantamento do IBGE mostra que último trimestre de 2022 registrou 103 mil desempregados a menos que o mesmo período em 2021
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

Mais de 100 mil paraenses saíram do desemprego, no comparativo do último trimestre de 2022 (outubro a dezembro) e mesmo período de 2021. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) divulgada na segunda-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números representam uma redução de 22,8% na taxa de desocupação no Pará.

Na comparação, o Pará saiu de 450 mil pessoas desempregadas para 347 mil, uma diferença de 103 mil trabalhadores que conseguiram um emprego.

Entre outubro e dezembro de 2022, foram registrados 3.868 milhões empregados no Estado, um crescimento de quase 5,9%, em relação ao mesmo período de 2021. Destes, cerca de 59,7% estão na condição de empregado com carteira assinada;30,97% trabalham por conta própria; 4,9% se identificam como trabalhador familiar auxiliar; e 4,9% são empregadores.

Ao divulgar o levantamento, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA) pondera que mesmo com as evoluções recentes nos níveis de ocupação, inclusive com crescimento a geração de empregos com carteira assinada, o Brasil encerrou o 4º trimestre do ano passado com cerca de 8,6 milhões de desempregados. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!