MARABÁ (PA)- No início da manhã desta sexta-feira (25), alunos, professores e servidores participaram de uma vasta programação festiva, em comemoração ao 38º aniversário da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Liberdade, localizada na Rua Duque de Caxias, Bairro Liberdade, Núcleo Cidade Nova, em Marabá, no sudeste do Pará.
O evento contou com a participação de alunos e professores em atividades de danças, declamação de poemas, exposição em murais sobre diversos temas e uma palestra sobre o Dia da Consciência Negra (comemorado em 20 de novembro) em todo o Brasil. Como marco da data de fundação da Escola Liberdade, os presentes puderam saborear um enorme bolo regado a suco e refrigerante.
O prédio da Escola Liberdade, onde estudam cerca de 690 alunos, pertence à Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O colégio amanheceu todo enfeitado para receber a comunidade escolar, mas os belos adereços e enfeites exerciam duas funções: a primeira, estavam embelezando o ambiente devido ao aniversário da Unidade de Ensino, tornando o local mais agradável.

Já a segunda função, procurava esconder a estrutura de uma escola que está caindo aos pedaços, há vários anos, e o governo do Pará não “move uma palha” para resolver o problema. Nos bastidores, alguns alunos dizem que se sentem prejudicados e envergonhados de passar o dia em um local inóspito como a Escola Liberdade. Com a palavra, o governador Helder Barbalho e sua secretária de Educação Profª Elieth Braga.
A despeito de todos esses problemas, a festa foi linda, os alunos e professores se empenharam para que o aniversário ocorresse da melhor forma possível e o bolo estava gostoso. No final, todos retornaram para casa com um sorriso no rosto e a sensação do dever cumprido. A coordenação do evento ficou a cargo da Diretora Interina, Profª Do Carmo, e da Coordenadora Profª Deusita. (Pedro Souza/Portal Debate)



