Uma equipe de reportagem do Jornal OLiberal foi hostilizada, ameaçada e agredida enquanto cobria um ato na avenida Almirante Barroso, em Belém, nesta terça-feira (15), feriado nacional do Dia da Proclamação da República.
O repórter Fabrício Queiroz e o repórter fotográfico Thiago Gomes faziam a cobertura, quando precisaram ser escoltados pela Polícia Militar. Thiago chegou a ser agredido com um soco e um chute.
Segundo o boletim de ocorrência registrado na Delegacia do Marco, duas mulheres tentaram impedir as filmagens da equipe e, em seguida, um grupo cercou os dois.
Depois disso, eles resolveram sair do tumulto e o fotógrafo acabou sendo agredido com soco de raspão nas costas e um chute. O celular dele foi puxado duas vezes, sendo que uma vez havia sido entregue a um policial militar e depois devolvido.
O protesto é de grupo que se mobiliza desde o dia 31 de outubro em frente ao 2º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) do Exército por não aceitarem o resultado das eleições.
O grupo se concentra na calçada e na ciclovia que passa pela avenida. Um vídeo gravado nesta terça-feira (15) mostra que uma das faixas da avenida também chegou a ser ocupada temporariamente.
Já a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) disse, em nota, que o “trânsito na via está fluindo normalmente” e “que não houve interdição”. A autarquia disse ainda que “monitora diuturnamente o trecho entre as avenidas Tavares Bastos e Júlio César”.
Sobre a agressão à equipe de reportagem, o Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) e a Comissão em Defesa da Liberdade de Imprensa e Expressão da Ordem dos Advogados do Pará (OAB-PA) foram acionados.
De acordo com o Sinjor, os profissionais foram acompanhados até a delegacia de Polícia Civil para registro de boletim de ocorrência. É o terceiro registro de ataques à imprensa desde o início da concentração.
Ainda segundo o Sinjor, “a diretoria do sindicato solicita providências urgentes por parte do governo do Estado para impedir excessos antidemocráticos que tem se repetido constantemente no Pará”.
De acordo com a Polícia Civil informa, “o caso é investigado pela Seccional Urbana da Marambaia. Diligências estão sendo realizadas para coletar mais informações e identificar os envolvidos”.
Em nota, o Grupo Liberal repudiou “veementemente as agressões praticadas por algumas pessoas que estão nesta manifestação (…) contra a equipe de reportagem composta pelos jornalistas Fabrício Queiroz e Thiago Gomes” e informou que o “Jornal O Liberal seguirá com a cobertura jornalística dos fatos”.
“O Grupo Liberal se solidariza com os jornalistas e tomará todas as providências cabíveis contra a agressão”, conclui. (Portal Debate, com g1 Pará)


