Hospital Municipal de Marabá substitui gerador de energia após incêndio

Sinistro ocorreu na tarde de quinta-feira (28), na área externa do hospital, após uma queda do serviço de energia elétrica
Foto: Portal Debate

Um gerador de energia já está em Marabá e será instalado na tarde desta sexta-feira (29) no Hospital Municipal de Marabá (HMM), em substituição provisória ao gerador de energia do (HMM), que incendiou por volta das 13h50 de quinta-feira (28), na área externa do hospital, após uma queda do serviço de energia elétrica. Rapidamente, as chamas foram contidas pelo Corpo de Bombeiros. A concessionária de energia também foi acionada para que restabelecesse a energia do local, e o serviço voltou ainda no fim da tarde.

O diretor geral do HMM, Luis Sérgio, explica que todos os pacientes da Unidade de Tratamentos Intensivos (UTI) e Cuidados especiais (UCE) dispõem de equipamentos com bateria. Foram 10 pacientes transferidos para o Hospital Regional e 2 para outros municípios que já estavam regulados. O transporte foi feito por cerca de 10 ambulâncias.

“Foi uma falta de energia, e o gerador entra em automático, deu uma sobrecarga de energia, não suportou, deu uma explosão e o fogo na área externa do hospital. A Equatorial foi acionada para fazer uma ligação direta. Tomamos outras providências, acionamos todos os setores de urgência e emergência de Marabá, entre eles SAMU, Hospital Regional, Hospital do Exército, HMI. Em nossas unidades para pacientes graves, os aparelhos têm bateria que segura três, quatros horas”, esclarece.

Luís Sergio Matos, diretor clínico do HMM

A Secretária Adjunta de Saúde, Mônica Borchat, ressaltou que, além das transferências, foram necessários cuidados aos demais pacientes de casos não graves. “A gente teve o apoio de toda rede de saúde, para a transferência de todos os nossos pacientes da UTI e UCE. O restante dos pacientes recebeu todos os cuidados”, disse.

Mônica Borchart, Secretária Adjunta de Saúde

A secretária adjunta destaca ainda que os pacientes que já tinham sido regulados foram encaminhados ao hospital de destino, os demais pacientes ficarão ou no local da transferência ou voltam para o HMM.

“A gente já está com um gerador, portanto estaremos com a energia tanto da Equatorial quanto do gerador, então tudo restabelecido dentro do hospital. Os nossos pacientes que já tinham sido regulados ficam no destino, e os demais pacientes, se houver viabilidade na transferência, vão ficar. Se não, eles voltam para o hospital”, pontua Mônica Borchart. (Com Secom PMM)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!