Um caso raro e inusitado foi registrado em São Paulo (SP) e publicado na edição de março da revista Journal of Pediatric Urology. Um menino brasileiro de dois anos nasceu com dois pênis e foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um deles. O caso foi descrito por médicos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Com informações do portal Metrópoles.
A condição, denominada de difalia, afeta um em cada seis milhões de homens no mundo. A condição pode ser parcial, quando um pênis é muito menor ou deformado; apenas com a duplicação da glande; ou completa, quando ambos os órgãos são bem desenvolvidos, como ocorreu no caso do menino.
Segundo o que foi descrito no artigo publicado na revista, os dois pênis da criança eram semelhantes e funcionais. Por isso, inicialmente a equipe planejava preservar o maior, do lado esquerdo. A mãe do menino alertou à equipe, no entanto, de que o filho urinava apenas pelo pênis menor.
Após uma bateria de exames, foi comprovado que a uretra do maior era muito estreita para a passagem da urina. Os médicos optaram, então, pela funcionalidade e não pelo tamanho, com a remoção completa do órgão maior. O artigo não detalha por que a família demorou dois anos para fazer a cirurgia ou se o paciente terá dificuldade para ter ereções no futuro. (Com O Liberal)


