Serviço de sinalização de trânsito avança nas ruas de Marabá

O projeto de sinalização da Prefeitura de Marabá está em plena execução pela cidade, deixando o trânsito mais seguro e organizado em todos os núcleos. De acordo com a coordenação de sinalização do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), atualmente existem seis frentes de serviço, fruto de uma parceria entre o município e o Estado.

Serviço aprovado pela comerciária Caroline Bento. A jovem mora há 21 anos no bairro Belo Horizonte e atualmente trabalha numa loja de material de construção, esquina entre as Avenidas Dois Mil e Minas Gerais, cruzamento sinalizado recentemente. “Antes era perigoso, as pessoas não respeitavam os outros. Depois do sinal, a gente percebe que eles começam a parar, o sinal  funcionando, tem a faixa de pedestre.  melhorando bastante para a comunidade, aqui em horário de pico, acontecia muito acidente”, afirma.

Quem também está gostando da sinalização é o Jarbas Lima, que dirige com frequência pelo cruzamento da Rua Castelo Branco com a Avenida Tocantins, no Bairro Novo Horizonte. “Ficou muito bom porque a gente não entendia direito a preferência aqui, a sinalização ficou muito boa, a gente sabe direitinho por onde ir, o sinal de três tempo ficou ótimo”, enfatizou.

Sérgio Ferreira, coordenador de sinalização do DMTU, destaca que a sinalização na cidade está avançando tanto na vertical, quanto na horizontal. Dentre os bairros com ruas sinalizadas recentemente estão Marabá Pioneira, Laranjeiras, Liberdade, Novo Horizonte, Belo Horizonte, Folhas 26, 32, Bairro Nossa Senhora Aparecida e Araguaia. As próximas ações estão previstas para a conclusão da sinalização no bairro Cidade Nova, Folhas 20 e 17, área de estacionamento do Hospital Regional e São Félix Pioneiro.

As pinturas no pavimento e as placas fixadas pelas ruas da cidade servem para advertir, indicar e regulamentar o tráfego de veículos, auxiliando condutores e pedestres no trânsito. Além disso, estão sendo implantados outros tipos de sinalizações, como as lombadas.

Vale ressaltar que até 2017, o município contava apenas com oito semáforos, e agora com o projeto de sinalização, que está sendo executado há 2 anos,  Marabá passou a ter 26 semáforos implantados em pontos considerados críticos, onde o tráfego de veículos é intenso.

O secretário de segurança Jair Guimarães esclareceu que a prefeitura investiu mais de 4 milhões de reais para contemplar toda a cidade com os sinais de trânsito. Outro recurso importante tem sido o convênio com o  Departamento Estadual de Trânsito (Detran) orçado em R$ 4.343.681,88, com vigência até fevereiro de 2020.

PMM/Ascom

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!